estudos_conteudo

08/01/2004 - Colombiatex

PROJETO COLOMBIATEX

1. INFORMAÇÕES GERAIS
A COLOMBIATEX está em sua 16ª Edição, é uma feira anual que acontece em meados do mês janeiro, na cidade de Medellín, Colômbia, e é considerada pela sua importância como a “Porta de Entrada das Américas”. O perfil desta feira é formado de expositores do setor têxtil como: fornecedores para confecção e decoração, com exposição de produtos como fibras, fios, tecidos, aviamentos e serviços.

Medellín é a segunda cidade em importância na Colômbia, depois de Bogotá, sua capital. A cidade hoje se constitui como segundo centro industrial do país com uma participação de 15% de produto interno bruto e com uma participação de 23% de suas exportações que correspondem às indústrias têxtil e de confecção. A cidade possui uma tradição têxtil centenária e as principais companhias do setor estão instaladas nesta região.

O desenvolvimento da indústria têxtil e das confecções está apoiado por instituições como a Inexmoda – Instituto para Exportação da Moda, que atualmente, é responsável por organizar a feira mais importante da América Latina: COLOMBIATEX - feira têxteis e de insumos.

A primeira edição da COLOMBIATEX realizou-se em Junho de 1989, sob a coordenação da Inexmoda, em uma área de exibição de 1.430m², distribuída entre 67 expositores. O público de visitantes e compradores foi de aproximadamente de 4.500 pessoas. Além deste público estiveram presente na feira, 4 compradores internacionais.

Hoje depois de 15 anos de contínua atividade profissional, a feira ocupa o espaço 25.000m² de área de exibição, 350 expositores, mais de 750 compradores internacionais e o público esperado de visitantes e compradores locais é de 8.500 pessoas.

A Inexmoda é uma entidade de reconhecimento mundial, organizadora oficial da COLOMBIATEX, sem fins lucrativos que foi criada em 1987, com o objetivo de trabalhar em prol do desenvolvimento e fortalecimento das atividades comerciais e industriais da cadeia têxtil.

Além disso, representa os interesses públicos e privados do setor turístico em diferentes setores da Colômbia. O trabalho de promoção e o posicionamento da cidade de Medellín como um centro integrado, é uma constante tarefa executada através de realizações de feiras, congressos, convenções e eventos, para públicos nacionais e internacionais e provedores de serviços de hospitalidade, cujo objetivo é oferecer altos padrões de serviços e boa infra-estrutura nas relações internacionais e no atendimento aos visitantes e diversos compradores.

A próxima edição da COLOMBIATEX acontecerá no período de 20 a 22 de janeiro de 2004, no Palácio de Exposiciones y Convenciones, no horário de 09h00 às 19h00, e terá a participação de cinco indústrias associadas ao Sindicato das Indústrias Têxteis de Malhas no Estado de Minas Gerais – SINDIMALHAS

2. PROJETO DE PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA
A ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, é a Entidade Organizadora da participação das empresas brasileiras na COLOMBIATEX, e oferece a seguinte estrutura:
• Stands individuais, com montagem padronizada;
• Planejamento visual unificado para as empresas brasileiras;
• Stand da ABIT com fórum de tendências;

2.1. ETAPAS DE PARTICIPAÇÃO
2.1.1. Ações preparatórias para a feira:
• Reuniões sobre mercado, concorrência, comércio exterior.
• Reuniões sobre tendências de cores e produtos; definição das amostras para o fórum de tendências.
• Comunicação visual dos stands brasileiros
• Criação e confecção dos materiais promocionais

2.1.2. Ações promocionais:
• Envio de convite a mailing de compradores
• Confecção de catálogo das empresas brasileiras
• Confecção de Sacolas
• Anúncio nos principais veículos especializados
• Contratação de Assessoria de imprensa para divulgar a participação brasileira.

2.2. Empresas brasileiras expositoras:
- Bonduki Bonfio, Nova América, Cataguases, Pelican Têxtil, Cedro Cachoeira, Santana, Charlex, Santanense, Colortextil, Santista, Dalutex, Santo Amaro, Ferreira Guimarães, Savyon, Horizonte Têxtil, Suape/Corduroy, Jauense, TDB, Linhas Setta, Tec. São José, Manufatora, Velonorte, Marles, Vicunha

3. RESULTADOS ALCANÇADOS

Na COLOMBIATEX, edição passada, os expositores brasileiros tiveram uma participação significativa, com a presença de 24 (vinte e quatro) empresas do setor têxtil, entre elas, as empresas associadas ao SINDIMALHAS: Colortextil, Horizonte Têxtil e Velonorte.

A participação das empresas brasileiras cresce a cada edição da feira. Nos anos passados, o total geral das participações, oscilava entre quinze e vinte empresas expositoras. Atualmente, são vinte e quatro empresas brasileiras que participam como expositoras da COLOMBIATEX.

• Foram realizados no total 1.320 contatos efetivos pelas empresas brasileiras durante os três dias de feira;
• 100% dos expositores receberam solicitações de amostras;
• 25% dos contatos devem tornar-se clientes, segundo previsão dos expositores;
• 63% dos expositores fecharam negócios durante a feira;
• 100% dos expositores pretendem participar novamente da COLOMBIATEX em 2004;
• 100% dos expositores aprovaram a realização do desfile das empresas brasileiras, tamanha a repercussão e visibilidade conferida.